Outubro Rosa

Outubro é mês de conscientização sobre os cuidados com o câncer de mama. E, como acontece anualmente, a FCDL/SC incentiva esta atenção para com a saúde por meio do Outubro Rosa, campanha dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer.

 

Ampliar o debate e falar sobre o tema é de extrema importância diante dos números da doença. Para o Brasil, em 2017, as estimativas são de 57.960 novos casos de câncer de mama. Em Santa Catarina, as estimativas do INCA projetam 2.030 novos casos da doença e, em Florianópolis, 180.

 

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

 

Não há uma causa única para o câncer de mama, diversos fatores estão relacionados ao surgimento da doença. Contudo, se detectado precocemente, há grandes chances de cura.